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ABA

O QUE É ABA?

A Análise Comportamental aplicada é uma ciência, com mais de 50 anos de investigação que fundamenta e comprova a eficácia das suas práticas no que diz respeito ao desenvolvimento de autonomia em indivíduos com Autismo, possibilitando assim a sua verdadeira inclusão.

Apesar de a terapia baseada em ABA ter adquirido uma maior expressão no que diz respeito ao aumento da qualidade de vida de pessoas com Autismo, ela pode ser determinante para uma série de outros casos. Indivíduos com Perturbações de Desenvolvimento, Dificuldades de Aprendizagem ou Problemas Comportamentais podem beneficiar muito desta abordagem terapêutica, que combina um trabalho equilibrado entre o aumento de competências em défice e a diminuição de barreiras à aprendizagem.

PORQUÊ ABA?
O QUE DISTINGUE A TERAPIA BASEADA NA CIÊNCIA ABA DE OUTRAS ABORDAGENS?

INTENSIDADE

Intervenção adequada ao longo de toda a rotina diária, nos vários contextos em que o indivíduo se movimenta. Permite o desenvolvimento global de competências num menor espaço de tempo, através de uma só abordagem terapêutica.

MULTIPLICIDADE DE TÉCNICAS DE ENSINO

A Análise Comportamental Aplicada dispõe de uma grande diversidade de técnicas de ensino cientificamente comprovadas, o que permite potenciar o processo de aprendizagem específico de cada aluno, de acordo com as suas características e necessidades individuais.

OBJETIVIDADE

Ao longo do processo de intervenção, todas as respostas do aluno são registadas, o que permite uma monitorização rigorosa e objectiva do progresso.

GENERALIZAÇÃO

Os nossos alunos trabalham com diferentes terapêuticas, e sempre que aplicável, em diferentes contextos. As famílias, escolas e comunidade são envolvidas no processo terapêutico, para que as aprendizagens se propaguem para a rotina funcional do indivíduo.

SAIBA COMO ABA PODE REDUZIR CUSTOS

A terapia ABA tem uma percentagem de reabilitação de cerca de 47%, ou seja, após a terapia, que dura em média 3 anos (para indivíduos entre os 4 e os 22 anos de idade), as crianças tornam-se indistinguíveis dos seus pares, apresentando um funcionamento normal ou perto do normal sem que seja necessário nenhum ou quase nenhum acompanhamento na escola. 72% das crianças vão para uma escola de ensino regular. Um terço das crianças alcançaram melhorias significativas e reduziram os níveis de suporte necessários.

Embora os custos durante a terapia intensiva sejam maiores do que os custos com Educação Especial, a terapia dura apenas alguns anos e os benefícios compensam a longo prazo ao eliminar ou reduzir apoios e ao introduzir as crianças na escolaridade regular.

Referências
Chasson S.G, Harris E.G., Neely J.W. (2007), Cost Comparison of Early Intensive Behavioral Intervention and Special Education for Children with Autism, Springer Science+Business Media, 16:401–413

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