top of page
274.jpg

Autismo

AUTISMO

Conhecer os critérios do diagnóstico das perturbações do espetro do Autismo irá ajudar a compreender melhor o que é o Autismo, o seu filho e o seu médico. Compreender a realidade onde se insere irá ajudá-lo na hora de agir corretamente.

DSM-V: CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO DE PEA

A - Persistência de défices na comunicação social e interação social em vários contextos, que se manifestam pelos exemplos que se seguem, atualmente ou no passado (os exemplos são meramente ilustrativos)

  • Défices na reciprocidade socio-emocional, que pode variar, por exemplo, de aproximação social peculiar e insucesso em manter uma conversa normal; até reduzidas demonstrações de interesses, emoções ou afetos; a insucesso a iniciar ou responder a interações sociais.

  • Défices em comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, desde, por exemplo, comunicação verbal e não verbal pouco integrada; a anormalidades no contato ocular e linguagem corporal ou défices a compreender e usar gestos; à inexistência total de expressões faciais e comunicação não verbal.

  • Défices no desenvolvimento, manutenção e compreensão de relações, desde, por exemplo, dificuldades em ajustar comportamentos em vários contextos sociais; a dificuldades em participar em brincadeiras imaginárias ou em fazer amigos; à ausência de interesse nos seus pares.


B - Comportamentos restritos, e padrões repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, manifestados por pelo menos dois dos seguintes exemplos, atualmente ou no passado (os exemplos são meramente ilustrativos):

  • Movimentos motores, uso de objetos ou fala repetitivos ou estereotipados (por exemplo, estereotipias de movimentos simples, alinhar brinquedos ou rodar objetos, ecolalia, frases idiossincrásicas)

  • Insistência no mesmo, adesão inflexível a rotinas ou rituais ou comportamentos não verbais padronizados (por exemplo, extrema ansiedade a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões de pensamento rígidos, rituais de cumprimentos, necessidade de percorrer um determinado caminho ou comer determinado alimento todos os dias)

  • Interesses altamente restrito e fixos que são anormais na intensidade ou foco (por exemplo, forte apego ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverantes).

  • Hiper ou Hipo atividade a estímulos sensoriais ou interesses incomuns a aspetos sensoriais do ambiente (por exemplo, aparente indiferença à dor ou temperatura, resposta adversa a determinados sons ou texturas, cheirar ou tocar excessivamente em objetos, fascínio visual com luzes ou movimentos.

C - Os sistemas têm de estar presentes em períodos precoces do desenvolvimento (mas podem não se manifestar por completo até que exigências sociais excedam os limites das capacidades, ou mascarados por estratégias de aprendizagem na vida futura).

D - Os sintomas causam dificuldades significativas clínicas no atual funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes.

E - Estes distúrbios não são explicados por incapacidade intelectual (distúrbio de desenvolvimento intelectual) ou atraso do desenvolvimento global. Incapacidade intelectual e autismo ocorrem frequentemente em simultâneo; para fazer comorbidade de diagnósticos de perturbações do espetro autista e incapacidade intelectual, a comunicação social deve estar abaixo da esperada para o nível de desenvolvimento geral.

178.jpg

NÍVEIS DE SEVERIDADE DA PERTURBAÇÃO DO ESPETRO AUTISTA:

NECESSITA DE APOIO

Comunicação Social

Sem ajuda acessível, défices na comunicação social causam dificuldades visíveis.
Dificuldade a iniciar interações sociais, e exemplos claros de resposta à abordagem social de outros atípica ou sem sucesso. Por elxemplo, a pessoa que é capaz de falar com frases completas e comunica corretamente mas cujo conversa com outros não é bem sucedida, e cujas tentativas de fazer amigos são estranhas e tipicamente mal sucedidas.

Comportamentos restritos/repetitivos

Comportamento inflexível, dificuldade extrema a cooperar com mudanças ou outros comportamentos restritos/repetitivos que interferem marcadamente com o funcionamento em todas as esferas. Grande ansiedade/dificuldade em mudar o foco ou a ação.

bottom of page