Ainda Sem Apoio na Escola? Como a Terapia ABA Pode Ajudar o Seu Filho a Ter um Ano Letivo Mais Harmonioso e Inclusivo
- Cátia Soares
- 6 de mai.
- 2 min de leitura

Estamos a caminhar para o final do terceiro período, e, infelizmente, continuam a chegar até nós relatos de alunos com necessidades educativas especiais que ainda não têm um Plano Educativo Individualizado (PEI) definido. Esta realidade preocupa-nos — não só porque estas crianças estão a ser privadas de um apoio essencial ao seu desenvolvimento, mas também porque sabemos o impacto que esta ausência pode ter no seu bem-estar e progresso académico.
Se é pai ou mãe de uma criança com um diagnóstico do espectro do autismo, atraso do desenvolvimento ou outras necessidades especiais, é natural sentir frustração, dúvidas e receios nesta altura do ano. No entanto, esta também pode ser uma oportunidade para agir e garantir que o próximo ano letivo começa com o pé direito — com um plano claro, objetivos definidos e uma equipa preparada para apoiar o seu filho.
Porquê procurar terapia ABA agora?
A Análise Comportamental Aplicada (ABA) é uma abordagem baseada na evidência, reconhecida internacionalmente pelos resultados positivos que tem alcançado em crianças com perturbações do neurodesenvolvimento. Através de um plano de intervenção individualizado, centrado nas necessidades da criança, trabalhamos competências essenciais como a comunicação, a autonomia, os comportamentos sociais e a autorregulação emocional.
Ao iniciar agora um programa ABA:
Ajudamos a colmatar lacunas que a criança possa estar a apresentar neste momento.
Trabalhamos em conjunto com os pais e as escolas, promovendo estratégias consistentes entre casa e contexto escolar.
Preparamos, com tempo e cuidado, o próximo ano letivo, definindo objetivos claros que podem ser integrados no futuro PEI.
Evitamos que o próximo ano comece “do zero”, permitindo uma transição mais suave e estruturada.
O papel dos pais é fundamental
Sabemos que muitos pais estão à espera que “a escola resolva” ou que o sistema educativo tome a iniciativa. Mas a verdade é que a intervenção precoce — mesmo que no final do ano — pode fazer toda a diferença. Quanto mais cedo começarmos a trabalhar competências-chave, maior será a capacidade da criança em lidar com os desafios da escola e beneficiar das aprendizagens.
Podemos ajudar
No nosso centro ABA, acolhemos crianças de diferentes idades e perfis, e construímos com cada família um caminho único e adaptado. Trabalhamos em equipa com educadores, professores e técnicos escolares, sempre com o foco no bem-estar e progresso da criança.
Se sente que o seu filho está a ser deixado para trás, não espere mais. Estamos aqui para o ouvir, esclarecer as suas dúvidas e, acima de tudo, ajudar.
Vamos preparar juntos o próximo ano letivo — com mais apoio, mais estrutura e mais possibilidades de sucesso.
コメント