PEA (Perturbação do Espectro do Autismo)
- Cátia Soares
- 29 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de abr. de 2024

O que é?
A Perturbação do Espetro do Autismo é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta o modo como o indivíduo aprende, comunica e interage com o que está ao seu redor.
O Autismo pode ser diagnosticado em qualquer idade. No entanto, é possível detectar os sintomas em idades muito precoces, e esse é o momento ideal para que se iniciem as intervenções terapêuticas.
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-5), guia criado pela Associação Americana de Psiquiatria, indivíduos com autismo apresentam frequentemente os seguintes traços:
Dificuldade na interação social e comunicação com quem está à sua volta;
Interesses restritos e comportamentos repetitivos;
Sintomas que afetam a vida funcional em contextos naturais, como a escola, o trabalho ou a comunidade envolvente.
O autismo é considerado um espectro pois há uma grande variedade na apresentação dos sintomas e na sua severidade.
O diagnóstico de autismo é transversal a todos os géneros, etnias, culturas, idades, e enquadramento sócio-económico. Apesar de ser um diagnóstico permanente, os sintomas podem ser atenuados através da intervenção terapêutica adequada, para que o indivíduo alcance a sua autonomia e qualidade de vida no dia-a-dia.
Sinais de Alerta e Sintomas
Comunicação e Interação Social
Estabelece pouco contacto ocular;
Aparenta não ouvir ou compreender quando os outros falam;
Partilha com pouca frequência os seus interesses, emoções, objeto e atividades conjuntas;
Não apresenta reação quando é chamado pelo nome;
Apresenta dificuldades em estabelecer as trocas necessárias para estabelecer um diálogo;
Falar com elevada frequência de um tópico de interesse sem perceber quando os que estão à sua volta não estão interessados em ouvir;
Falar sobre temas de interesse exigindo a escuta sem deixar que a(s) pessoas a quem dirige o discurso respondam ou participem na conversa;
Apresenta expressões faciais, movimentos ou gestos que não correspondem ao que está a ser dito;
Dificuldade em compreender expressões idiomáticas, apresentando essencialmente uma análise literal da informação;
Não realiza jogo simbólico/brincar de faz-deconta;
Dificuldade e/ou falta de interesse em fazer amigos;
Interesses e Comportamentos Repetitivos, Restritos e Sensoriais
Movimentos corporais, uso de objetos e/ou discurso repetitivo ou estereotipados;
Insistência na repetição de rotinas e rituais, demonstrando inflexibilidade perante alterações dos mesmos;
Fixações e interesses restritos, presentes numa frequência e intensidade elevada;
Hiper/hipossensibilidade reativa a inputs sensoriais ou particular interesse/procura por estímulos sensoriais específicos;
A Perturbação do Espetro do Autismo pode ser classificada em 3 níveis quanto à sua gravidade:
Nível de gravidade | Comunicação e interação social | Interesses restritos e comportamentos repetitivos |
Nível 1: Requer apoio | Sem apoio, défices significativos na comunicação social | Interferência significativa em pelo menos 1 contexto |
Nível 2: Requer apoio substancial | Défices marcados com iniciação limitada e respostas atípicas ou reduzidas | Óbvio para o observador acidental e ocorre em todos os contextos |
Nível 3: Requer apoio muito substancial | Comunicação social mínima | Interferência marcada no dia a dia |
Fontes
American Psychiatric Association. (1994). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: Author.
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