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PEA (Perturbação do Espectro do Autismo)

Atualizado: 22 de abr. de 2024




O que é? 


A Perturbação do Espetro do Autismo é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta o modo como o indivíduo aprende, comunica e interage com o que está ao seu redor. 

O Autismo pode ser diagnosticado em qualquer idade. No entanto, é possível detectar os sintomas em idades muito precoces, e esse é o momento ideal para que se iniciem as intervenções terapêuticas. 


De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-5), guia criado pela Associação Americana de Psiquiatria, indivíduos com autismo apresentam frequentemente os seguintes traços: 


  • Dificuldade na interação social e comunicação com quem está à sua volta; 

  • Interesses restritos e comportamentos repetitivos; 

  • Sintomas que afetam a vida funcional em contextos naturais, como a escola, o trabalho ou a comunidade envolvente. 


O autismo é considerado um espectro pois há uma grande variedade na apresentação dos sintomas e na sua severidade. 


O diagnóstico de autismo é transversal a todos os géneros, etnias, culturas, idades, e enquadramento sócio-económico. Apesar de ser um diagnóstico permanente, os sintomas podem ser atenuados através da intervenção terapêutica adequada, para que o indivíduo alcance a sua autonomia e qualidade de vida no dia-a-dia. 


Sinais de Alerta e Sintomas 


Comunicação e Interação Social 


  • Estabelece pouco contacto ocular; 

  • Aparenta não ouvir ou compreender quando os outros falam;

  • Partilha com pouca frequência os seus interesses, emoções, objeto e atividades conjuntas; 

  • Não apresenta reação quando é chamado pelo nome; 

  • Apresenta dificuldades em estabelecer as trocas necessárias para estabelecer um diálogo; 

  • Falar com elevada frequência de um tópico de interesse sem perceber quando os que estão à sua volta não estão interessados em ouvir; 

  • Falar sobre temas de interesse exigindo a escuta sem deixar que a(s) pessoas a quem dirige o discurso respondam ou participem na conversa; 

  • Apresenta expressões faciais, movimentos ou gestos que não correspondem ao que está a ser dito; 

  • Dificuldade em compreender expressões idiomáticas, apresentando essencialmente uma análise literal da informação;

  • Não realiza jogo simbólico/brincar de faz-deconta; 

  • Dificuldade e/ou falta de interesse em fazer amigos; 


Interesses e Comportamentos Repetitivos, Restritos e Sensoriais 


  • Movimentos corporais, uso de objetos e/ou discurso repetitivo ou estereotipados;

  • Insistência na repetição de rotinas e rituais, demonstrando inflexibilidade perante alterações dos mesmos; 

  • Fixações e interesses restritos, presentes numa frequência e intensidade elevada;

  • Hiper/hipossensibilidade reativa a inputs sensoriais ou particular interesse/procura por estímulos sensoriais específicos;


A Perturbação do Espetro do Autismo pode ser classificada em 3 níveis quanto à sua gravidade:


Nível de gravidade

Comunicação e interação social

Interesses restritos e comportamentos repetitivos

Nível 1: Requer apoio

Sem apoio, défices significativos na comunicação social

Interferência significativa em pelo menos 1 contexto

Nível 2: Requer apoio substancial

Défices marcados com iniciação limitada e respostas atípicas ou reduzidas

Óbvio para o observador acidental e ocorre em todos os contextos

Nível 3: Requer apoio muito substancial

Comunicação social mínima

Interferência marcada no dia a dia



Fontes

American Psychiatric Association. (1994). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: Author.

 
 
 

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